EXAME DE ACUIDADE VISUAL

O exame de acuidade visual determina se a pessoa pode enxergar os detalhes de uma palavra ou símbolo a certa distância. Existem diferentes tipos de exame da acuidade visual, a maioria dos quais é bem simples de ser realizada. Dependendo do tipo e do local onde for realizado, o exame poderá ser feito por um optometrista, um oftalmologista, um técnico em óptica, um técnico ou uma enfermeira.

O objetivo do exame de acuidade visual é avaliar a capacidade do paciente de discernir detalhes e formas dos objetos que vê. É apenas um dos fatores da visão em geral, juntamente com a visão para cores, visão periférica e percepção de profundidade.

Não existem riscos associados ao exame de acuidade visual e não é necessário nenhum preparo especial.

OBJETIVO

O exame de acuidade visual faz parte da avaliação global do olho. Uma pessoa que estiver apresentando um problema de visão ou se a visão tiver sofrido alterações poderá precisar de um exame ocular.

Os exames de acuidade visual são frequentemente realizados em crianças porque a detecção precoce pode evitar o agravamento de problemas visuais. Optometristas, agências emitentes de carteiras de habilitação para motoristas e muitas outras organizações utilizam este exame para avaliar a capacidade de uma pessoa enxergar.

TESTE

Um dos exames amplamente utilizados para avaliar a acuidade visual é o exame de Snellen. Este exame utiliza um quadro com letras ou símbolos de diferentes tamanhos, organizados em fileiras e colunas. É o quadro que normalmente se vê na enfermaria da escola ou no consultório do médico. Observado de uma distância específica, geralmente 4 a 6 metros de distância, o quadro pode ajudar a determinar se a pessoa enxerga as letras e formatos adequadamente.

O paciente pode ficar sentado a uma distância específica do quadro e será orientado a cobrir um dos olhos com a mão ou um pedaço de papel cartão ou plástico. Será solicitado que o paciente leia em voz alta as letras que enxerga com o olho descoberto. Este processo será repetido com o outro olho. Em geral, será solicitado ao paciente que leia letras cada vez menores até que não possa mais enxergar as letras com precisão.

Um outro exame visual frequentemente empregado é o exame de Es aleatórios. Neste exame, o paciente deve identificar a direção da letra "E". Olhando a letra no quadro ou projeção, o paciente aponta para cima, para baixo, para a esquerda ou direita, dependendo da direção para a qual letra estiver virada.

Um exame de acuidade visual aplicado em uma clínica de olhos tende a ser mais sofisticado do que o que uma enfermeira utiliza. Durante o exame, o paciente deve olhar para o quadro por meio de uma série de diferentes lentes. O quadro pode ser projetado ou mostrado como uma reflexão de espelho. O médico trocará as lentes até que o paciente possa enxergar claramente o quadro. Esse exame ajudará o médico a decidir e prescrever os óculos ou lentes de contato ideais se a correção da visão for necessária.

RESULTADOS

A acuidade visual é expressa como fração, por exemplo, 6/6. Ter uma visão 6/6 significa que a acuidade visual a 6 metros de um objeto é normal. Dessa maneira, uma pessoa com visão 6/12 significa que o paciente precisa estar a 6 metros para enxergar um objeto que outros normalmente enxergam a 12 metros.

Se a acuidade visual for inferior a 6/6, pode haver necessidade de correção com óculos, lentes de contato ou cirurgia. O paciente também pode ter uma doença ocular, como uma infecção ou lesão ocular, que precisa ser tratada. O paciente e o médico deverão conversar sobre os resultados do exame e sobre o tratamento ou correção necessários.

 


 
 

  Site Map